APL 1.3 Densidade Relativa
Como identificar materiais num laboratório?
Como avaliar o grau de pureza de algumas substâncias?
● Introdução teórica
Algumas propriedades físicas como a densidade relativa, o ponto de ebulição e o ponto de fusão são características de uma substância.
Mesmo as substâncias ditas puras têm uma determinada percentagem de impurezas, que determinam o grau de pureza de uma amostra.
Os valores encontrados para essas grandezas poderão servir para identificar a substância e avaliar o grau de pureza da amostra.
A massa volúmica de uma substância é a massa existente em cada unidade de volume dessa substância, representa-se pela letra grega (ró), e obtém-se pela seguinte expressão ; esta grandeza depende da temperatura, para um mesmo material; as mudanças de estado originam mudanças na massa volúmica de uma substância. A unidade do S.I. é o kg.m-3, no entanto, é mais usual usar outra unidade: g.cm-3.
Densidade relativa é outra grandeza física que é dada pelo quociente entre a massa de uma dado volume da substância em estudo e a massa de igual volume de uma substância tomada como referência: ou , caso se considere uma unidade de volume.
Geralmente, a substância usada como termo de comparação para sólidos, líquidos é a água pura, a 4 ºC, cuja massa volúmica é 1 g.cm-3. ● Material
Picnómetro de sólidos, balança, vidro de relógio, garrafa de esguicho, gobelé, papel absorvente, termómetro, picnómetro de líquidos, densímetro, proveta (cubo de um material desconhecido)
● Reagentes
Acetona e água
(cubo de um material desconhecido)
● Procedimento experimental
A. Determinação da densidade relativa de um sólido (indique o sólido utilizado _________________)
1. Determine a massa do corpo sólido em estudo, registe o valor da massa obtido, m.
2. Lave o picnómetro e encha-o com água até ao traço de referência, evitando a formação de bolhas de ar no seu interior (as bolhas persistentes podem ser eliminadas