Identificação de íons
IDENTIFICAÇÃO DE ÍONS
Duque de Caxias – RJ
2012
FERDINANDO R. DOS SANTOS
IDENTIFICAÇÃO DE ÍONS
Duque de Caxias – RJ
2012
INTRODUÇÃO
A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química, permitindo determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A análise qualitativa tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. São também de grande valor nas disciplinas científicas afins da Química: Mineralogia, Geologia, Fisiologia, Microbiologia e também em Medicina e Agronomia. Neste estudo, vamos relatar a identificação de cátions e ânions.
As análises diferem quanto a ânions e cátions. Enquanto os cátions possuem métodos sistemáticos de detecção sendo classificados em cinco grupos que reagem com diferentes substâncias, os ânions não possuem um esquema realmente satisfatório de separação em grupos principais e sua subsequente inequívoca, em cada grupo, de seus componentes independentes. Os íons negativos são classificados em dois grupos onde podem ser identificados através de duas maneiras distintas: produtos voláteis obtidos por tratamento com ácidos (Classe A) ou por reações em soluções (Classe B).
A seguir serão relatadas análises hipotéticas de um cátion do grupo V, o potássio (K+), e de um ânion da classe A e grupo II – identificado por oxidação e redução em solução – o fluoreto (F-).
1. Potássio
POTÁSSIO, K (u: 39,098) O potássio é um maleável metal prateado-branco.
Seu ponto de fusão é a 63.5 ºC. Ele mantém-se inalterada em ar seco, mas é rapidamente oxidado em ar úmido, a tornar-se coberto com uma película azul. O metal decompõe violentamente a água, formando o gás hidrogênio e queimando com uma chama violeta:
O potássio geralmente é tratado com o solvente nafta. Os sais de potássio contém o