Densidade de uma substancia
A densidade de uma substância é uma grandeza que relaciona a massa de um material com o volume por ele ocupado. A substância menos densa fica na parte superior quando misturada com substâncias mais densas que ela e vice-versa.
É possível também modificar a densidade de uma substância por misturá-la com outras menos ou mais densas.
Observe como isso é feito e como pode ser realizado em sala de aula, por meio da seguinte experiência simples e com materiais de fácil acesso:
Materiais necessários:
1 ovo cru;
1 copo ou béquer (pode ser qualquer recipiente transparente);
Água;
Sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl);
Vareta de vidro ou colher para misturar.
Procedimento:
Peça aos alunos que coloquem água até a metade do copo e adicionem o ovo. Eles devem observar quem é mais denso, o ovo ou a água.
Em seguida, peça para que eles retirem o ovo, acrescentem sal à água, misturem bem e coloquem o ovo novamente. Que mudança de densidade é possível visualizar?
Resultados e Discussão:
Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água.
Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua, conforme a figura abaixo:
Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Conclusão:
O professor pode complementar a explicação mostrando que a densidade do Mar Morto é tão grande que as pessoas podem flutuar nele, sem se preocupar em afundar. Isso ocorre em razão da alta concentração de sal dissolvido na água desse mar. É inclusive em virtude disso que ele se chama “Mar Morto”; essa concentração de sal impede que haja vida animal e vegetal nesse local.