comunicação
Desta forma, compreende-se que a língua(gem) é uma atividade essencialmente humana, histórica e social. Se bem conduzida, pode ser uma aliada na luta contra os preconceitos sociais, pois é a partir de seu uso que observamos, compreendemos e interagimos com o mundo natural.
"Desta forma podemos observar que a linguagem não necessariamente depende apenas do som ou simplesmente da expressão corporal. Ela pode ser o conjunto ou a unidade, o som mais a expressão ou simplesmente o som ou apenas a expressão o que se faz necessário é a comunicação, compreensão, ou seja feedback. Baseando- se nisso podemos compreender claramente como é possível a comunicação do surdo mudo com uma pessoa que consegue falar e escutar ,nesta forma de comunicação é usado os gestos e a expressão corporal é possível ouvir alguns sons mas não necessariamente palavras e sim o som da respiração.
Esses gestos e expressões não são frutos do acaso, existem instituições que ensinam esses gestos e expressões tanto para o surdo quanto para a pessoa interessada em aprender esse tipo de comunicação , uma das coisas interessantes nesse processo de comunicação é que não necessariamente as pessoas envolvidas nesse processo precisam ficar presas a um manual de códigos e expressões. É bem interessante observarmos que nesse processo há liberdade de criação de novas expressões ,para melhor compreensão de ambas as partes ,igual a qualquer dialogo ,na verdade é muito gratificante essa quebra de barreira onde a comunicação transcende o som e se torna uma sinfonia de interação onde a vontade de se comunicar ultrapassa a barreira sonora e se adequa a resiliência de comunicação característica peculiar dos humanos!"(Flávio Antônio)