Densidade (ou massa volúmica) de uma substância
Título: Densidade ou massa volúmica de uma substância
Turma 10º Grupo Turno
A.L. 1.3 Densidade de uma substância: Objetivos
Na passada aula laboratorial realizamos uma experiência que tinha por objectivo a determinação da densidade de um sólido insolúvel (esfera de vidro) de forma indireta, utilizando a fórmula química da densidade; a determinação da densidade de um sólido insolúvel (pequenas esferas de cobre) usando o picnómetro de sólidos; a determinação de um líquido (álcool) utilizando o picnómetro de líquidos e a determinação de um líquido (água) com o densímetro.
Introdução teórica
Cada substância é caracterizada por um conjunto de propriedades físicas e químicas das quais faz parte a densidade. Estas propriedades são também chamadas de constantes físicas e permitem, no seu conjunto, identificar e reconhecer cada substância por entre outras, funcionando como o seu “bilhete de identidade”. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto pelo seu volume:
Para diferentes substâncias, diferentes densidades, como podemos verificar na seguinte tabela:
Por vezes, usa-se outra grandeza física, a densidade relativa (d),que é dada pelo quociente entre a massa de um dado volume da substância em estudo e a massa de igual volume de uma substância tomada como referência:
Geralmente, a substância usada como termo de comparação para sólidos e para líquidos é a água pura, a 4ºC, cuja densidade é de 1 g/cm³.
Para determinarmos a massa volúmica podemos recorrer a vários processos:
1. Para substâncias sólidas pode recorrer-se à técnica do picnómetro ou à medida do volume e massa da amostra sólida e, a partir daí, calcular a sua densidade através da fórmula atrás referida.
2. Para líquidos, ou se mede directamente a sua densidade usando um densímetro ou se recorre também à técnica do picnómetro.