Dengue
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.
Explore o Site da Dengue e aprenda tudo sobre a epidemia e como fazer a prevenção.
TRANSMISSÃO
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular.
TRATAMENTO
Não há tratamento preventivo – não existe vacina – nem tratamento curativo específico para a dengue. Os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: na dengue comum, combate-se a febre; e para a forma hemorrágica, é necessária a hidratação constante via oral e, se necessário, por via intravenosa. Atendimento rápido e tratamento intensivo podem reduzir o número de óbitos a 1% dos casos.
PREVENÇÃO
A única forma de prevenção individual contra a proliferação consiste em utilizar mosquiteiros e repelente.
De forma coletiva, o combate aos vetores inclui a destruição dos focos larvas e a pulverização de inseticidas.
Prevenir-se é sempre o melhor remédio.
Este tipo de mosquito é típico de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas). De porte pequeno – ele possui, em média, 0,5cm de comprimento -, é preto com manchas brancas no dorso, pernas e cabeça.
Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável. Porém, existem quatro tipos diferentes de vírus, e para estar totalmente imunizado é necessário ter tido contato com todos eles. No caso contrário, a cada contágio com um novo tipo os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver dengue hemorrágica é mais alto.
Não há tratamento preventivo – não existe vacina – nem tratamento curativo específico para a dengue. Os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: na dengue comum, combate-se a febre; e para a forma hemorrágica, é necessária a hidratação constante via oral e, se necessário, por via intravenosa. Atendimento