Dengue e febre amarela
Febre Amarela
INTRODUÇÃO Atualmente as doenças infecto contagiosas, estão presentes no convívio social, porem a maioria controladas. O presente trabalho tratara sobre duas delas, a dengue e a febre amarela. Buscaremos orientar a respeito de como a dengue é transmitida, onde o mosquito Aedes aegypti se estabelece e como uma localidade pode se tornar um centro de epidemias. Também trataremos a respeito das consequências da dengue para o organismo, formas de combater o vírus. A febre amarela é uma doença que embora não seja mais tão comum merece atenção. Trataremos agora a respeito da contaminação, prevenção e combate. Buscaremos também aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas e as consequências da doença.
Dengue
Agente causador : Aedes aegypti
Sintomas : dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração (imobilidade total) e vermelhidão no corpo.
Contágio : esse vírus não é transmitido de pessoa para pessoa: o contágio se dá basicamente pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Prevenção : A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Tratamentos : O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem ser recomendados por um médico.
Febre Amarela
Agente causador : A picada da fêmea do mosquito conhecido por “Aedes Aegypti”, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença). Esta é conhecida como febre amarela urbana.
- O segundo tipo de febre amarela é a silvestre, que ocorre através da picada do mosquito Haemagogus.
.
Sintomas : dores de cabeça e muscular,