Febre amarela e dengue
Febre amarela e Dengue
Nome: Mery Hellen B3095b0
Michelli Serpa B372gf7
Magda Américo B242eb9
Tairiny Kedma B54dah6
Curso: Farmácia
Campus: Norte
Introdução
A Dengue e a Febre Amarela são doenças causadas por vírus, do grupo dos arbovírus ("arthropod-borne virus"), ou seja, vírus transmitidos por artrópodes.
A dengue encontra-se em franca expansão em diferentes países do mundo, inclusive o Brasil, causando doença nas cidades, região urbana. A dengue é uma doença febril aguda, de curta duração, causada por vírus. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo. O vírus é introduzido no nosso organismo pela picada de um mosquito, Aedes aegypti, infectado com o vírus da dengue.
No Brasil, a febre amarela ocorre há muitas décadas, hoje sua transmissão está restrita ao ambiente silvestre, em algumas regiões do país.
Febre amarela
A febre amarela também conhecida como Barbarose (Babonis Amarelus), é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África, é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas.
Diagnóstico
É clínico, epidemiológico e laboratorial. O diagnóstico laboratorial é feito por isolamento do vírus de amostras de sangue ou de tecido hepático, por detecção de antígeno em tecido (imunofluorescência e imunoperoxidase) ou por sorologia. Esses últimos são métodos complementares aos primeiros e as técnicas utilizadas são: captura de IgM (MAC-ELISA), inibição de hemaglutinação (IH), fixação do complemento (FC) e neutralização (TN). A exceção do MAC-ELISA, todos os outros testes necessitam de duas amostras pareadas de sangue,