demonstrações contábeis
As demonstrações contábeis (DRE, Balanço Patrimonial, Demonstração das origens e Aplicação de recursos) são importantes ferramentas de apoio neste quesito, são subdividas em análise da situação financeira composta por índices de liquidez e endividamento, e análise da situação econômica de rentabilidade.
Diante de um levantamento de dados adequado, as informações coletadas servirão para uma apuração correta da situação financeira da organização em determinado período: mês e ou anos anteriores.
Análise Vertical
Permite analisar a estrutura do balanço patrimonial da empresa através do percentual de participação e ou importância de cada conta em relação ao valor total do ativo e do passivo. Dependendo do ramo de atuação irá apontar se algum item está precisando de melhorias ou mudanças. Exemplo: a conta estoque teve um percentual de participação de 10%. Se a empresa, dependendo do porte, pertence ao ramo alimentício, está em uma situação positiva, pois sabemos que alimentos podem estragar rapidamente. Porém se fosse de outro ramo, poderia dizer que a sua condição está desfavorável por não ter estoque suficiente para conseguir gerar receitas com as vendas.
Análise Horizontal
Iremos analisar a evolução ou declínio da empresa, comparando com anos anteriores, (geralmente dois exercícios ou mais) se sua conta teve aumento de participação; se os valores apenas migraram de uma conta para outra conta, e também sua evolução como um todo.
OBS: A análise vertical e a horizontal devem ser apuradas concomitantemente, pois uma complementa a outra.
Indicadores econômicos
Os indicadores econômicos servem de apoio para uma análise mais detalhada e um acompanhamento minucioso de suas atividades através principalmente do balanço patrimonial, que por meio de cálculos matemáticos, irá