Demonstrações Contábeis
Evidencia as movimentações ocorridas com a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, desde seu saldo inicial até o saldo final, apresentando sucintamente todas as operações realizadas no exercício. Demonstra o lucro do período, a sua distribuição e à movimentação ocorrida no saldo da conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados, tais como a constituição ou reversão de reservas de lucros e a distribuição de dividendos. Ela pode ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e divulgada pela companhia, estabelecida pela Lei n.º 6.404/76, em seu artigo 186, § 2.o.
Demonstração do resultado do exercício (DRE)
É elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
O objetivo da DRE é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomada de decisão. É um procedimento importante para a avaliação da saúde financeira da empresa.
Balanço Patrimonial (BP)
Segundo Marion (2005, p. 42): É a principal demonstração contábil. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. É dividido em duas colunas ativo (bens e direitos) e passivo (obrigações com terceiros e patrimônio líquido). É indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade que atuam e forma de tributação. Ele evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período contribuindo para o processo de tomada de decisão.
Demonstrações das mutações do patrimônio líquido (DMPL)
Sua publicação é exigida nos termos do CPC 26 e da CVM - 59/86. A apresentação da DMPL isenta a