Demonstrações Contabeis
A profissão contábil tornou –se muito importante estrategicamente no desenvolvimento das empresas, com isso por meio das demonstrações contábeis torna possível que os gestores compreendam a estrutura patrimonial das empresas pois reúnem informações importantes e relevantes para a administração das atividades operacionais.
As Demonstrações contábeis são informações conjuntas que obrigatoriamente devem ser divulgadas anualmente. O artigo 1.179 do Código Civil brasileiro rege que:
“CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil .
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”
Já o artigo Art. 1188 do Código Civil expõe “CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil .
Art. 1.188. O balanço patrimonial deverá exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposições das leis especiais, indicará, distintamente, o ativo e o passivo.
Parágrafo único. Lei especial disporá sobre as informações que acompanharão o balanço patrimonial, em caso de sociedades coligadas.”
E para complementar o uso das demonstrações contábeis a Lei das Sociedades por Ações (6.404/76), no seu artigo 176 exprime : “Lei nº 6.404 de 15 de Dezembro de 1976 Dispõe sobre as Sociedades por Ações.
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV - demonstração