Demonstração dos Fluxos de Caixa
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
CONCEITO
O objetivo da DFC (Demonstrações do Fluxo de Caixa) é evidenciar as variações ocorridas no disponível da empresa em um determinado período de tempo. Mesmo apesar do nome fluxos de caixa, também farão parte dessa demonstração todas as contas do grupo do disponível (caixa, bancos e aplicações de liquidez imediata).
Levando em consideração a FIPECAFI (2010, p. 565), o objetivo primário da DFC é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período.
O conceito trabalhado na DFC é o regime de caixa onde se evidencia o que realmente entrou e o que realmente saiu de recursos no disponível das empresas, sendo estas informações extremamente importantes para o planejamento futuro de qualquer empresa, onde através de projeções é possível construir cenários e se antecipar na execução das ações.
Também são importantes para auditar as informações contábeis na busca por erros e possíveis fraudes contábeis, feitos por análises todos os recebimentos e pagamentos, ou saídas de caixa (disponível). Quando uma operação representar uma entrada de caixa, deverá ser somada na demonstração e, quando representar uma saída, deverá ser subtraída na demonstração.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE FLUXO DE CAIXA
Das Atividades Operacionais – É o fluxo de caixa mais importante, no sentido que, em linhas gerais, deve ser sempre positivo. Representa fundamentalmente a transformação do lucro, que é apurado pelo regime de competência, em caixa. Portanto representa o coração do empreendimento, que é o resultado das operações normais.
Das atividades de Investimento – Representa os valores a serem aplicados nos ativos imobilizados, intangíveis e investimentos de caráter de permanência, tendo como foco o futuro do empreendimento.
Das Atividades de Financiamento –