DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA
CONTROLES INTERNOS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO
FLUXO DE CAIXA GERENCIAL
Catiane Antunes dos Santos1
Odir Berlatto2
Catherine Chiappin3
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa apresenta como tema central os controles internos necessários para a elaboração do fluxo de caixa gerencial e tem como objetivo geral desenvolver uma sistematização de utilização do fluxo de caixa, a fim de proporcionar informações adequadas para o controle financeiro da empresa. Tendo como objetivos específicos identificar os principais conceitos de fluxo de caixa; descrever as ferramentas existentes para controle e acompanhamento do fluxo de caixa; verificar as deficiências dos controles internos no fluxo de caixa e propor uma metodologia de estruturação do fluxo de caixa a empresa em estudo.
Manter os controles internos organizados e atualizados de forma adequada é de fundamental importância para o dia-a-dia da empresa. É através das informações geradas por esses controles que as decisões são tomadas, ou seja, é extremamente necessário que sejam confiáveis, a área financeira é ampla e à medida que o negócio vai crescendo torna-se mais complexa, para isso é preciso dinamismo a fim de dominar os procedimentos para a elaboração do fluxo de caixa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A proposta está fundamentada a partir de autores como Chiavenato (2007), Masakazu
(2001) e Iudícibus e Marion (1999), onde as idéias de cada um são discutidas. Baseado nesses se discorre a visão do tema em questão, então se diz que o controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinada sendo este uma das ferramentas essenciais para o desenvolvimento de qualquer organização, fornecendo aos gestores a realidade da empresa, permitindo a tomada de decisões que conduzam aos objetivos traçados no planejamento.
1
Aluno(s) do Curso de Ciências Contábeis da FSG.
Professor Orientador do