Demonstrativos contabeis
← No Brasil foi implantado nas empresas: ← Banco do Brasil. ← Petrobras. ← Grupo Forja. ← Grupo Real. ← Na década de 1972 a 1974. ← Sendo introduzida definitivamente a partir de 1976.
← Para a pratica da consolidação, é de extrema importância que haja uniformidade entre a controladora e a controlada.
← As participações minoritárias, vem caracterizar que a controladora não detém 100% do capital social da controlada, ou seja parte destas quotas são de propriedades de outras pessoas, físicas ou jurídicas na qual são chamadas de MINORITÁRIOS.
← Porem mesmo a controladora não deter 100% do capital social, ela passa a ter o controle de 100% dos balanços consolidados e no DRE.
← A caracterização do problema no Brasil, são publicadas de forma comparativa.
← No Brasil a data da consolidação é analisada no ano em que foi adquirido o controle, a partir da data da aquisição ou seja neste ano do período será contabilizado, fechando o balanço dos 12 meses.
← Demonstrações comparativas , PRÓ FORMA, definisse como resgatar demonstrativos comparativos antes da data da aquisição, como exemplo: ← ATIVO. ← PASSIVO. ← RECEITAS. ← ETC.
← As limitações de demonstrações consolidadas, PRÓ FORMA vem nos informar que quando se adquire o controle de uma empresa, em que os ativos controlador não eram controlados pelo atual controlador, não se podia afirmar se os resultados eram lucros ou prejuízo e se seriam apresentados na DRE.
← Hoje os gestores consideram a demonstração PRÓ Forma como fonte informativa mais segura para demonstração contábeis