Demonstrativos contábeis
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PERÍODO: 6º
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR(A): FLÁVIO LEMENHE EQUIPE: CRISTIANE SOARES DA SILVEIRA DANIELLE GALDINO H. DE OLIVEIRA DELPÍQUIA DE FRANÇA BATISTA FLAVIANA SANTOS DA NÓBREGA JOÃO PAULO DO NASCIMENTO MANOEL NÓBREGA FERNANDES JÚNIOR MAYARA MUNIZ DE OLIVEIRA PAULO EDUARDO GOMES DE LUCENA
ATIVIDADE 1- DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
Consistem num conjunto de demonstrativos, previstos em lei ou consagrados pela prática, normalmente elaborados ao final do exercício social.
a) Balanço Patrimonial
Segundo Arnaldo Reis, é uma apresentação estática, sintética e ordenada do saldo monetário de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em uma determinada data. Dividi-se em dois grande grupos: Ativos e Passivos.
b) Demonstração do Resultado do Exercício
Segundo Arnaldo Reis, é uma peça contábil que mostra o resultado das operações sociais, lucro ou prejuízo, e que procura evidenciar o resultado das operações principais e acessórias da empresa, provocado pela movimentação dos valores aplicados no Ativo (resultado operacional do período) e a parcela do resultado que, efetivamente, ficou a disposição dos sócios para ser retirada ou reinvestida (resultado líquido do período). Além disso, a DRE mostra, em sequência lógica e ordenada, todos os fatores que influenciaram, para mais ou para menos, o resultado do período, tornando-se valioso instrumento de análise econômico-financeira e preciosa fonte de informações para tomada de decisões administrativas.
c) Demonstração dos Fluxos de Caixa
Segundo Arnaldo Reis, indica a origem de todos os recursos monetários que entraram no Caixa, bem como onde foram aplicados os recursos monetários que saíram do Caixa em um determinado período. Seu objetivo juntamente com os outros demonstrativos é: avaliar a