Projeção de Demonstrativos Contábeis
Na projeção dos demonstrativos contábeis todas as peças orçamentárias são reunidas dentro do formato da DRE (Demonstração de Resultados) e do Balanço Patrimonial, concluindo o processo orçamentário.
A elaboração das projeções dos demonstrativos contábeis será feita com base em informações levantadas anteriormente, e exige uma fusão cuidadosa de inúmeros procedimentos que levem em conta as receitas, custos e despesas, obrigações, ativos e participações acionárias, resultantes do nível de operações atingidas, permitindo fazer análises financeiras e de retorno de investimentos. Além disso, a DRE e o Balanço Patrimonial são indispensáveis para o encerramento fiscal e societário da empresa, pois auxiliam e determinam os impostos a serem pagos e os lucros a distribuir.
Sendo assim, a projeção e a simulação do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício contribuem para a tomada de decisão criando uma visão do futuro e antecipando as influências das modificações das variáveis endógenas e exógenas no resultado da empresa.
Do ponto de vista gerencial, Horngren, Sundem e Stratton comentam que a projeção é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliam os gestores a atingir objetivos organizacionais.
Orçamento de Caixa
Um orçamento é, essencialmente, um plano de ação expresso em termos financeiros. Assim concebido, torna-se claro que constitui uma etapa do planejamento. Deve ser, então, um conjunto bem integrado de decisões sobre os propósitos da empresa e os meios para lográ-los, incluindo a disposição dos recursos materiais e humanos, as formas de organização, os métodos de trabalho e as medidas de tempo, quantidade e qualidade.
Para administrar e gerenciar uma empresa com maior eficiência é indispensável um orçamento de caixa, pois é ele quem informa as estimativas de ingressos e desembolsos de caixa. Com isso é possível que a empresa