Resumo a História da Contabilidade
A Contabilidade como uma ciência que tem por missão oferecer aos seus usuários informações financeiras confiáveis faz uso da evidenciação quando elabora seus demonstrativos contábeis a fim de divulgar e comprovar os resultados de uma empresa.
A evidenciação, também conhecida por disclosure constitui-se de um variado grupo de informações, não se restringindo apenas às demonstrações contábeis, mas como também informações de cunho gerencial para tomada de decisão, de caráter obrigatório e voluntário que deve ser apresentado pelas empresas evidenciando aos interessados a realidade da entidade.
Iudícibus (2004, p. 123) explica que “o disclosure está ligado aos objetivos da contabilidade, ao garantir informações diferenciadas para os vários tipos de usuários”.
Cada vez mais a exigência por informações seguras e completas se torna maior, dessa forma a contabilidade vem se adequando aos diversos tipos de usuários e às suas exigências quanto ao nível da informação.
Ainda segundo Iudícibus ( 1997, p.21) :
“A contabilidade está vinculada as mudanças sociais que ocorrem ao longo dos anos e que a cada nova mudança exige-se da contabilidade nova postura na divulgação das informações geradas, visando suprir os anseios de informações requeridas pelos seus usuários. Não resta dúvida que o cumprimento da missão da
Contabilidade tornou-se mais difícil de ser alcançado, já que cada usuário deseja um conjunto específico de informações que possam suprir seu modelo decisório.”
Evidenciação Legal e Voluntária
A Lei 6404/76 relata no art.176 que “as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.
Em seu artigo 133 descreve a obrigatoriedade de as empresas apresentarem um relatório anual que deverá ser composto de informações do:
Relatório de Administração: referente às operações de