Demonstra O De Fluxo De Caixa CPC 03
O CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa versa sobre a elaboração e a apresentação desta demonstração. Em relação à classificação dos juros pagos e recebidos, o CPC determina que
a) os juros pagos podem ser classificados como atividade operacional ou de investimento, enquanto os juros recebidos podem ser classificados como atividade operacional ou de financiamento.
b) os juros pagos podem ser classificados como atividade operacional ou de financiamento, enquanto os juros recebidos podem ser classificados como atividade operacional ou de investimento.
c) os juros pagos e recebidos têm que ser classificados como atividade operacional.
d) os juros pagos têm que ser classificados como atividade de financiamento, enquanto os juros recebidos têm que ser classificados como atividade de investimento.
e) os juros pagos podem ser classificados como atividade de financiamento ou operacional, enquanto os juros recebidos podem ser classificados como atividade de financiamento ou investimento.
Resolução
Eis o que nos disciplina o Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa:
Juros e dividendos
31. Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser classificado de maneira consistente, de período a período, como decorrentes de atividades operacionais, de investimento ou de financiamento.
32. O montante total dos juros pagos durante o período é divulgado na demonstração dos fluxos de caixa, quer tenha sido reconhecido como despesa na demonstração do resultado, quer tenha sido capitalizado, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 20 – Custos de Empréstimos.
33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa