Demonstra Es Contabeis
Essas demonstrações tem a finalidade de fornecer a situação real do patrimônio da empresa, auxiliando os usuários para tomadas de decisões. Para o processo de analise das demonstrações contábeis é necessário conhecer a empresa e suas características nos ramos de atividade; essa analise geralmente mostra os pontos fracos e fortes de seu sistema operacional e financeiro. O artigo 176 da lei nº 6.404/76 prevê que as demonstrações contábeis são formadas por: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado (DVA).
No processo de avaliação, as notas explicativas que acompanham os balanços podem ser consideradas, assim como os pareceres da auditoria. Os administradores deverão prestar contas perante aos acionistas, comunidade em geral e ao governo segundo a lei 6.404/76 referente aos aspectos públicos que são de responsabilidade da empresa. A Lei da maior ênfase na analise ao Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício pois tais demonstrativos mostram de forma objetiva a real situação econômica e financeira da entidade em determinado período.
Segue abaixo os relatórios que formam a Demonstração Contábil:
Balanço Patrimonial: Um relatório exigido por lei e é a principal demonstração financeira de uma entidade; ele mostra como realmente está o Patrimônio da empresa em determinado período de tempo.
Nele é apresentado os bens, direitos, as obrigações e a participação dos acionistas; apresentando de forma detalhada o que faz parte do