Demonstra es contabeis
As Demonstrações Financeiras devem, ainda, ser complementadas por Notas Explicativas e por outros quadros analíticos ou Demonstrações Contábeis necessários ao bom esclarecimento da Situação Patrimonial e do Resultado do Exercício.
Nas Demonstrações, as contas semelhantes podem ser agrupadas e os pequenos saldos podem ser agregados, desde que sua natureza seja indicada e que não ultrapassem um décimo do valor do respectivo grupo de contas. Mas é vedada a utilização de designações genéricas, como Diversas Contas ou Contas-correntes.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a Demonstração Financeira que evidencia, resumidamente, o Patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente. Veja o que estabelece o artigo 178 da Lei n2 6.404/1976:
"Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ le No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
I. - ativo circulante; e
II. - ativo não-circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
§ 2- No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
I. - passivo circulante;
II. - passivo não-circulante; e
III. - patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, patrimônio, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados."
Veja, a seguir, um modelo de Balanço Patrimonial no qual apresentamos os grupos e os subgrupos