As demonstra es financeiras s o relatorios contabeis
As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apóiam a tomada de decisão nas empresas. Os demonstrativos mais importantes são:
Balanço Patrimonial
Demonstração do resultado do exercício (DRE)
Fluxo de Caixa
Outras demonstrações financeiras incluem:
Demonstração das origens e aplicações de fundos (DOAF)
Relatório de gestão
Parecer dos auditores independentes.
As demonstrações preparadas com este propósito vão de encontro às necessidades comuns da maioria dos utentes mas não proporcionam toda a informação de que estes possam necessitar para tomarem as suas decisões.
As demonstrações financeiras retratam efeitos financeiros de acontecimentos passados, justamente pra se ter um comparativo.
LEGISLAÇAO E PRONUNCIAMENTO
As comparabilidade esta expressa em lei
ART 176 § 1 – As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
ART 176 § 2 – Nas demonstrações as contas semelhantes, poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor dos respectivos grupos de contas.
ART 176 § 5 – Nota Explicativa deverão indicar:
a) Os principais critério de avaliação do elementos patrimoniais, especialmente estoque, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou risco, e do ajuste pra atender as perdas prováveis na realização de elemento ativo.
b) Os investimento em outras sociedades, quando relevante
c) O aumento de valor de elemento do ativo resultante de nova avaliação.
d) Os Ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestada a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes.
e) Taxas de juros, as datas de vencimentos e as garantias das obrigações a longo prazos
f) O numero, espécie e classes das ações do capital
g) As opções de compra das ações outorgadas e exercidas no exercício
h) Os