Democracia e Autoritarismo
E
AUTORITARISMO
Mogi-Guaçu- 16 de novembro de 2014.
Josi Raquel de Andrade
Introdução Buscarei por meio deste trabalho primeiramente explicar um pouco o que é regime político e seus movimentos revolucionários, discorrerei sobre os regimes autoritário e o democrático, os quais fizeram parte da história política e institucional do nosso país, falaremos de suas características e suas consequências. Veremos como se deu a transição de um regime para outro, e quando ocorrida podemos notar a influência de tal através das revoluções ,onde tentarei fundamentar que os fatos que antecederam a revolução de 1964 foi devido a carência de uma instituição apta e capaz de zelar pelo bem comum geral do país.
Regimes Políticos Discorrerei primeiramente um pouco sobre a definição dos regimes políticos, os regimes políticos são a base de tudo, eles são um conjunto de instituições políticas, as quais objetivam regular a disputa pelo poder político bem como seu exercício, dentre todas as hierarquias, dentre elas as autoridades e os demais membros da sociedade (administradores). O regime político adotado no Estado não é o mesmo que a sua Forma de Estado (Unitário ou Federal) ou com seu Sistema de Governo (Presidencialismo ou Parlamentarismo). Sabemos que cada sociedade é única em muitos aspectos e se mantém ativas de acordo com as estruturas de poder e sociais específicas, alguns estudiosos defendem que há várias formas de governos, tanto quanto o número de sociedades existentes. O regime político deve estar sempre ligado a ideia e os fins formadores da sociedade, e em prol dos cidadãos.
É a forma organizada de exercer a política, organizando as relações entre o poder institucional e a comunidade, defendendo os fins comuns buscados pela sociedade e os meios para tal.
Seguindo esta ordem, no consenso e objetivos aceitos pela comunidade, que o poder atua, utilizando instrumentos e procedimentos