Análise arquitectónica do edifício
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA
Arquitectura e Urbanismo II
Análise arquitectónica do edifício
Modelo multifamiliar em Luanda
O modelo do edifío em estudo encontra-se em algumas zonas do cidade de Luanda. Nas proximidades do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, nomeadamente nos bairros do Cassenda e do Martriz. O modelo que serviu como base do estudo Situa-se no distrito do Rangel, Bairro Nelito soares, num conjunto habitacional disposto em linha numa area da Avenida Brasil; a partir do hospital Americo Boa Vida até as proximidades do triangulo dos Congoleses.
Apesar de ser pouco apelativo e ter uma fraca expressão arquitectonica, é notavel, no modelo, a tendência da corrente pós-modernista. Pela sua composição, os materiais e certos elementos construtivos.
O edificio é um modelo habitacional multufamiliar de quatro andares com apartamentos T2 e T3 em cada piso. A composoção formal tem como base uma caixa (cubo), com algumas saliências frontais e posteriores. E distribui-se em blocos geminados com entradas independentes (acontece o mesmo processo nos restantes lotes, e até com mais duplicas de um, em um só lote).
Na análise as fachadas verificou-se que a insolação influenciou na forma do edifício, principalmente na fachada frontal, que a mais crítica. Podemos constatar que as saliências anteriormente ditas não existem por acaso, o projectista pensou na estética (precisava quebrar aquilo que seria a monotonia da fachada) e mais além como uma solução para insolação do edifício na parte frontal e posterior do edifício.
Ao fazer esta observação constata-se que as varandas solucionam o problema de insolação. Servem como elementos de protecção solar das fachadas, nos compartimentos sujeitos a radiação solar diária (podemos constatar que as janelas dos quartos não são centralizadas, estão no canto encostadas a varanda e sem as mesmas as salas