FiCHAMENTO - OS CONCEITOS DE TIPO E DE MODELO EM ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA
OS CONCEITOS DE TIPO E DE MODELO EM ARQUITETURA
Recife (PE)
2015
JULIANA SILVA
LETÍCIA GOMES
LUCIANA TAVARES
MARIA CECÍLIA
THIALLYMOURA
OS CONCEITOS DE TIPO E DE MODELO EM ARQUITETURA
Fichamento apresentado à disciplina de Língua Portuguesa do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Boa Viagem - FBV, para obtenção de nota parcial.
Recife (PE)
2015
PIRES, Amílcar de Gil. Os Conceitos de Tipo e de Modelo em Arquitectura.
“Segundo Victor Consiglieri, a História da tipologia pode dividir-se, nos dois últimos séculos, em três fases significativas. A primeira [...] no Séc XIX, [...] que defendiam que “a tipologia tinha um caráter atemporal relativamente aos factores históricos e universais, aplicando-se, pois, em qualquer sociedade.” (p. 01)
“A Segunda fase tipológica decorreu no Movimento Moderno, entre 1920 e 1950, incidia também em princípios estéticos de composição arquitectónica e na elaboração de teorias formais, agora baseadas em princípios funcionalistas que originavam regras de análise e de classificação formal da Arquitectura, essenciais para a sua concepção e estruturação.” (p. 01)
“A terceira fase é coincidente com o período Pós-Moderno dos anos 70 (Séc XX), fundamenta-se nos conceitos teóricos da primeira fase, mas agora com uma abordagem semiótica, [...]” (p. 01)
“A primeira noção rigorosa de tipo arquitectónico tem origem na cultura académica francesa, [...] definia o tipo como a “estrutura interna da forma arquitetônica” e como o “processo metodológico do projecto baseado na articulação de elementos e partes em planta e em fachada.” (p. 01)
“Foi outro académico não menos importante – Quatremère De Quincy – que, [...] fez uma distinção clara entre “tipo” e “modelo”. [...]” (p. 02)
“Devido a sua clareza e actualidade, esta definição de Quatremère De Quincy foi recuperada e desenvolvida por Giulio Carlo Argan no seu artigo Sobre o Conceito de Tipologia