Portifolio Grupo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a elaboração do projeto político pedagógico para buscar compreender o seu significado, sua importância para a escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta pedagógica; são eles: igualdade de condições para acesso permanência na escola; valorização da classe docente; e qualidade dos serviços oferecidos na educação.
O projeto político pedagógico e de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade; o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada as necessidades e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo uma das principais instituições formadoras de personalidade, caráter e, convívio sócio- cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte nas conjecturas de que a educação se construí dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência. O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Francisco Chagas da Silva” estabelece uma perspectiva de obtenção de conhecimento em consonância com as orientações da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9.394/96), Diretrizes Curriculares Nacionais (Lei n° 9.131/95 – Parecer CEB 498), Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e o Regimento Interno da Escola. A Escola foi criada com o nome de E.M.E.F “Francisco Chagas da Silva”, foi inaugurada no dia