Trabalho Da Disciplina De Cultura Da Arquitectura E Da Cidade
Ano lectivo 2014/2015
Investigação e análise de edifícios singulares na produção arquitectónica contemporânea. I
O trabalho será desenvolvido por grupos formados por 3 ou 4 alunos. Cada grupo deverá analisar um edifício da autoria de um arquitecto indicado pelo docente, podendo sugerir outros, em alternativa, desde que se enquadrem nos objectivos do trabalho.
Na fase inicial, após a atribuição do edifício, o grupo deverá proceder a uma investigação iconográfica e reunir todos os elementos (desenhos técnicos e fotografias) necessários à boa compreensão da obra em estudo. Na segunda fase, atendendo aos conceitos expostos por Bruno Zevi em “Saber ver a Arquitectura”, nomeadamente as noções de “Caixa”, “Espaço” e “Arte Aplicada”, o grupo deverá elaborar uma análise arquitectónica do edifício que incidirá obrigatoriamente nas seguintes dimensões:
Forma e Função (análise do volume, da “caixa mural”, do sistema decorativo, da funcionalidade); Espaço (análise do espaço interior, do espaço exterior);
Estrutura (análise do sistema estrutural que permite a estabilidade do edifício)
Esta análise será obrigatoriamente apresentada sob a forma de esquemas gráficos, desenhos e maquetas.
II
O trabalho deverá ser apresentado sob a forma de um dossier, em formato digital, reunindo os conteúdos gráficos e os conteúdos escritos. Os conteúdos escritos não poderão exceder as 7 páginas (o equivalente, em caracteres, a um texto formatado com letra Arial 11, espaço entre linhas de 1,5, e margens da página modelo do programa
Word).
As análises apoiadas em maquetas deverão ser apresentadas sob a forma de uma
“narrativa fotográfica” dada a impossibilidade de arquivar as maquetas.
A componente escrita do trabalho deverá dar entrada no email do docente na data previamente indicada.
O trabalho deverá ser identificado com o nome, fotografia e número mecanográfico de todos os alunos que integram o grupo.