Democracia Ateniense
-O poder politico grego estava nas mãos de uma elite aristocrática que também tinha a posse das terras férteis de Atenas. Essa aristocracia era formada pelos chamados Eupátridas.
-Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.
-Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade.
-A democracia ateniense privilegiava apenas seus cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade) com o direito de participar ativamente da Assembleia e também de fazer a magistratura. No caso dos estrangeiros, estes, além de não terem os mesmos direitos, eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares.
-Para proteger a democracia, criou o ostracismo: havia uma votação popular em que cada cidadão indicava o nome do político, que em sua opinião, representasse uma ameaça ao regime democrático. O nome mais votado era punido com a sua expulsão da cidade por dez anos. Depois desse período poderia retornar com plenos direitos políticos.
Diferença entre a Democracia Participativa e a Democracia Representativa
Democracia Participativa Democracia Representativa
Democracia participativa ou democracia deliberativa significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão e de controlo do exercício do Poder. Permite-lhes terem acesso aos seus representantes em permanência e não apenas periodicamente nas eleições, como na Democracia representativa, mas usual na Democracia direta fazendo ouvir as suas opiniões de forma institucionalizada, prévia à tomada de decisões. Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa