demandas do assistente social
O profissional do serviço social nos dias de hoje buscam domínio de um instrumento técnico-operativo que possa o ajuda a viabilização da intervenção .
Assim o assistente social busca mais conhecimento para a sobrevivência no mercado de trabalho e para conseguir atingir e resolver esse seu papel ,ele estuda,pesquisa debate temas reler livros e se aprofunda no assunto.
Se no cotidiano da pratica profissional o assistente social não se atualiza ,não questiona as demandas institucionais ,não acompanha as mudanças da realidade social ,com certeza ele não estará apito para encara-las e resolve-las.
Contudo o profissional do serviço social usa de recursos como planejar e fazer de seus métodos estratégias .O profissional tendo este conhecimento pode planejar a suas ações com muito mais propriedade ,visando á mudança que necessita .
Assim no momento da execução da ação profissional o assistente social constrói sua ideias de ação ,usando-se de instrumentos e técnicas de intervenção social para atende as mediações ali presentes .
A origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade imposto pelo processo de modernização do capital.
Segundo Netto (2001), pode se falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir do desenvolvimento industrial, principalmente nos anos do ‘milagre’ mas não exclusivamente pelo crescimento industrial, mas determinado também pelo pano de fundo sócio-político em que ele ocorre e que instaura necessidades peculiares de vigilância e controle da força de trabalho no território da produção.
Portanto, podemos afirmar que nasce o Serviço Social de Empresas, com o intuito de inserir um profissional que vigie e controle a força de trabalho nas