0 ASSISTENTE SOCIAL E AS DEMANDAS RELACIONADAS A FAMÍLIA
A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. ( Sarti, 1999,p.100).
Sarti, explica claramente que a família tem o papel fundamental, para a estrutura inicial do individuo. É nela que iremos desenvolver nosso comportamento diante do mundo, através dos ensinamentos no inicio da vida.
Mostra que mesmo nos dias de hoje, com as mais diversas formas de família é ali que se rompe ou se cria preconceitos e se constrói o emocional da criança.
A família é a espinha dorsal da sociedade,uma instituição social,necessária para que a interação social seja possível.Na contemporaneidade ganha vários perfis,devido a realidade social e econômica.O modelo patriarcal começa a ser questionado,assim a família contemporânea começa a conhecer e buscar formas de organizações,de aceitações e de diversidade. Com a ida das mulheres para o mercado de trabalho e a expectativa de vida maior das pessoas, a mulher passa a contar com a família, principalmente na figura dos avós, para ajudar a cuidar de seus filhos, enquanto ela vai em busca do sustento da família. Houve uma troca de papeis, uma mudança na estrutura de poder nos afetos. Cresce o número de mulheres chefes de família, onde implica também os divórcios , separações e novos casamentos a essas mudanças.
Situação normal nos dias de hoje, onde a família pode ser constituída de varias formas devendo ser respeitadas. Uma vez que família, são pessoas que se unem por laços consangüíneos ou afetivos não dá para comparar uma as outras , pois não há configuração familiar única.
A família tem um reconhecimento tão grande na vida social que pelo art. 226 da constituição federal se diz que a família é a base da sociedade, tendo proteção do estado . Temos legislações especificas sobre este reconhecimento como o ECA , Estatuto do idoso , LOAS , etc.
Como exemplo temos a chegada do ECA em 1990,