Demanda
O consumo de energia elétrica nada mais é do que a quantidade de energia elétrica absorvida por uma instalação, que pode ser medida, por exemplo, em kWh (quilowatt-hora) ou em MWh (megawatt-hora).
A demanda de potência elétrica representa a relação entre energia e tempo, podendo ser entendida como a medida do fluxo da energia consumida na instalação. A unidade de medida usual é o kW, que significa mil Watts.
Do ponto de vista conceitual, energia e demanda está intimamente relacionada. No entanto, do ponto de vista físico, são grandezas completamente distintas e que não se prestam a comparações quantitativas.
Os sistemas elétricos são dimensionados pela demanda e não pelo consumo de energia.
2. Definições e Conceitos
A Demanda é basicamente a média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, podendo se subdividir em:
Demanda contratada: demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela concessionária, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados no contrato de fornecimento e que deverá ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
Demanda de ultrapassagem: parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW).
Demanda faturável: valor da demanda de potência ativa, identificado de acordo com os critérios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW). XII - Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (KW).
Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15