Demanda em Marketing
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que adquirirão o produto ou serviço.
• A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, já que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço.
• A demanda ocorre somente se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.
• Se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda. E vice-versa.
• A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população etc.
• A demanda que determina o movimento da oferta.
Demanda Individual e Demanda de Mercado
Demanda individual:
A procura individual é a demanda de um indivíduo ou empresa. Ela representa a quantidade de um bem que um único consumidor poderia comprar a um preço específico em um momento específico no tempo. Embora o termo é um pouco vago, a demanda individual pode ser representado pelo ponto de vista de uma pessoa, uma família ou uma única família.
Demanda de mercado:
A demanda do mercado representa a soma de todos os pedidos individuais. Existem dois tipos básicos de demanda do mercado: primária e seletiva. Demanda primária é a demanda total de todas as marcas que representam um determinado produto ou serviço, como todos os telefones ou todos os relógios de pulso. Demanda seletiva é a procura de uma determinada marca