Delphi
Uma linguagem de programação é um método padronizado de encaminhar instruções para o computador efetuar. São regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Linguagens de programação são a expressão do algoritmo, com precisão.
Determinadas linguagens ao invés de serem compiladas são interpretadas. Quando se diz que uma linguagem de programação pode ser compilada, diz-se rodá-la dentro da linguagem de máquina, ou seja, a linguagem, o código nativo dos computadores. Então o programador desenha o código fonte do programa, e o mesmo é lido em sua íntegra, compilado, rodado em Assembly para que possa ser executado.
Quando se diz que determinado código fonte foi interpretado significa que a execução é conforme a leitura do código fonte, lê um trecho, o traduz e o interpreta em seguida. Interpretadores costumam ser mais lentos que compiladores, porém a interação com o programador e o ambiente é maior.
A programação pode ser: estruturada, modular ou orientada a objetos.
Programação estruturada É uma forma de programação reduzida a três estruturas: sequência, decisão e repetição.
Programação modular Neste tipo de programação o desenvolvimento das rotinas de programação ocorrem através de módulos interligados através de uma interface.
Programação Orientada a Objetos É um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de softwares chamadas de objetos. O extensivo uso de objetos, particularmente em conjunção com o mecanismo de herança, caracteriza o estilo de programação orientada a objetos. A análise e o projeto orientados a objetos possuem como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através da comunicação e relacionamento entre estes objetos. Na programação orientada a objetos implementa-se um conjunto