Discurso A importância do Brincar no desenvolvimento Infantil
Boa noite a todos os presentes, meu nome é Josiana, sou estudante do oitavo semestre de Pedagogia e como boa portadora das ideias do meu curso, venho até vocês esta noite para falar um pouco de um assunto de extrema importância para as nossas crianças e que pouco é debatido e comentado em nossa sociedade, a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Sabe- se que nos dias atuais não se tem mais a antiga ideia de que educação infantil tem somente a função de atender e cuidar das crianças, não que não aconteça, mas é algo muito mais abrangente e de extrema importância na vida de uma criança.
Pois o principal objetivo da E.I. É auxiliar no desenvolvimento da criança de forma lúdica e prazerosa, ou seja, não é uma escola como o Ensino Fundamental, com diversos trabalhos fotocopiados, aprender a ler e escrever, mas um lugar onde eles possam através de brincadeiras, interagir, aprender a conviver e principalmente brincar, pois é através da brincadeira que a criança cria sua visão de mundo, desenvolve a imaginação, e isso tudo lhes da à possibilidade de ser tornar uma criança organizada, responsável, equilibrada e principalmente desde pequena ter sua autonomia desenvolvida.
Viver, crescer e aprender na infância é um processo diretamente ligado com o brincar, é algo natural, primitivo. Assim como aprender a comer, andar e falar o brincar também precisa ser estimulado. O brincar inicialmente é o principal meio de estabelecer relações com o mundo, perceber que é diferente do outro, fazer a própria construção de indivíduo. O jogo simbólico adquire um papel de fundamental importância, pois, tem a propriedade de elevar o pensamento infantil e formar os pré – requisitos para a transição dos processos mentais a uma etapa nova e superior a atos mentais, as operações intelectuais.
Desenvolve também a imaginação, que é inerente ao brinquedo – e os jogos sociais, a criança assimila