Delimitação das áreas de preservação
[pic]
[pic]
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) possuem um vasto leque de aplicações na área ambiental. Neste contexto, um procedimento muito comum é a delimitação de Áreas de Preservação Permanente, muito conhecidas pela sigla APP. Neste tutorial iremos aprender como executar este processo utilizando o software ArcGIS 10.1. Inicialmente consideraremos a legislação vigente sobre este tema e em seguida, como aplicar a operação buffer para este objetivo.
Este tutorial é um Guest Post elaborado por José Ricardo Pitanga Negrão, natural de Salvador, Bahia. Ele possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia de Agrimensura (1999), já atuou como Coordenador de Geoprocessamento pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia – SSP/BA e Atualmente é Professor Substituto de Geoprocessamento na Universidade Federal da Bahia – UFBA e Analista GIS em implantação de Parques Eólicos. Tem experiência na área de Geografia, SIG e Geoprocessamento, com ênfase em Cartografia Digital e Geotecnologias aplicadas; Homologação de serviços web com integração de Sistemas de Informações Geográficas e Ferramentas OLAP. Visite seu blog: http://negraoarcgis.blogspot.com.br/
DELIMITAR APP COM ARCGIS
Veja a extensão do Rio Cachoeira no ArcMap.
[pic]
Observe que o rio tem larguras variadas, os buffers que vc vai realizar, devera buscar as informações das zonas de exclusão de acordo com as diferentes larguras em cada trecho selecionado.
[pic]
Segundo a lei ambiental 12.651 de 2012, as zonas de amortecimento (BUFFERS), ou APP ao longo dos rios, devem seguir alguns criterios descritos abaixo:
CAPÍTULO II
DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
Seção I
Da Delimitação das Áreas de Preservação Permanente
Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:
I – as faixas marginais de qualquer curso d’água natural, desde a borda da