DEGRADAÇÃO DE METAIS - CORROSÃO

948 palavras 4 páginas
DEGRADAÇÃO DE METAIS - CORROSÃO

1)Explique o que é corrosão e cite algumas de suas conseqüências.
A corrosão é definida como o ataque destrutivo e não intencional de um metal; esse ataque é eletroquímico e começa normalmente na superfície.As conseqüências da corrosão são muito comuns. Um exemplo familiar é a ferrugem em carrocerias, radiadores e componentes de exaustão de automóveis.

2)Diferencie corrosão seca e corrosão úmida (aquosa).Cite situações onde podem ocorrer.
Em face da necessidade do eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso. Exemplo: ferrugem. Já a corrosão química não se necessita de água líquida, logo denominada de corrosão seca ou em meio não aquoso, um exemplo é a corrosão de zinco metálico em presença de ácido sulfúrico.

3)Relacione o processo de corrosão com a instabilidade termodinâmica dos metais.
A instabilidade termodinâmica dos metais em geral, faz com que os mesmos apresentem a tendência natural de atingirem um estagio mais estável por meio de formação de compostos metálicos (minérios).O processo espontâneo (natural) é chamado CORROSÃO e ocorre devido a reação (eletroquímica) do metal com os agentes presentes no meio considerado.Por exemplo o ferro elementar é termodinamicamente instável, como os demais metais, e tende a voltar ao seu estado mais estável (oxido) oxidando (processo corrosivo), sendo esta a causa básica da corrosão.

4)Defina resumidamente:
(a)corrosão uniforme: Ataque de toda a superfície metálica, Diminuição da Espessura Formação de pilhas de ação local, Desgaste de fácil acompanhamento, Leva a falhas significativas do equipamento;

(b)corrosão por pites: É uma forma muito localizada de ataque corrosivo, na qual pequenos pites ou buracos se formam. Ordinariamente elas penetram a partir do topo de uma superfície horizontal para o interior do material, em uma direção praticamente vertical;

(c) sob tensão: Material submetido a tensões de

Relacionados

  • Apostila De Quimica Aplicada
    63858 palavras | 256 páginas
  • Alternativas tecnológicas para edificações.
    118216 palavras | 473 páginas