Degrada O Do Solo
O QUE É?
COMPACTAÇÃO
EROSÃO
LATERIZAÇÃO
voçoroca
LIXIVIAÇÃO
Consiste em tudo aquilo que está relacionado com a destruição do solo, por exemplo, a erosão, o empobrecimento do solo, a contaminação e a desertificação é considerado um dos problemas mais graves decorrentes da degradação do solo.
Ranking
O ranking por país por população rural afetada com a degradação dos solos é:
1- China (457 milhões de pessoas)
2 – Índia (177 milhões de pessoas)
3 – Indonésia (86 milhões)
4 – Bangladesh (72 milhões)
5 – Brasil (46 milhões)
Fonte: FAO (Organização das Nações
Unidas para Agricultura e Alimentação)
PODE-SE DIZER QUE OS SOLOS
DEGRADAM DE DUAS
MANEIRAS PRINCIPAIS: DE
FORMA NATURAL COMO
CONSEQUÊNCIA DA NATUREZA
OU POR INTERFERÊNCIA
HUMANA.
CONSEQUÊNCIAS NATURAIS QUE CAUSAM DEGRADAÇÃO DO SOLO:
SALINIZAÇÃO
ocorre em áreas muito quentes, pois a intensa evaporação da água vai deixando sobre a camada superficial do solo uma dura camada de sais.
QUEIMADAS NATURAIS
a queimada destrói toda a cobertura morta da terra, acabando também com fungos e bactérias que são responsáveis pela bio degradação da matéria orgânica. CHUVAS TORRENCIAIS
as chuvas são uma das causadoras da erosão. Ao atingir o solo, provocam deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provocam o deslocamento de terra.
ATIVIDADES HUMANAS IMPACTAM O SOLO:
MINERAÇÃO
As áreas exploradas sofrem modificações irreversíveis. A abertura de imensas crateras para a extração mineral altera o relevo e retira a cobertura vegetal, podendo causar grandes erosões. Depois de exploradas, algumas áreas são abandonadas sem o devido cumprimento das normas ambientais.
SOBREPASTAGEM
Quando existe uma concentração muito grande de animais sobre a terra. Faz com que essa perca seus nutrientes, pois tira a primeira camada, fazendo com que fique sujeita a erosões. AGRICULTURA
O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma