resenha
AUTOR(ES) -
ORIENTADOR(A) - AUTOR(ES) - Estudantes 5º período de Engenharia Civil na instituição
ORIENTADOR(A) - Professora da disciplina Mecânica dos Solos na instituição
Introdução
No processo de mineração, um dos métodos mais empregados é o de lavra a céu aberto, pois os depósitos sedimentares muitas vezes se localizam nas proximidades da superfície, e são cobertos por camadas de solo de pequena espessura. O processo de recuperação de áreas degradadas demanda aprimoramento constante exigindo conhecimento, tecnologia e permanente monitoramento, pois há o reestabelecimento das redes e relações ecológicas entre solo, plantas, animais e microclima, que permitam o reequilíbrio dinâmico da natureza em áreas hoje desprovidas dessas condições (REIS, ZAMBONIN E NAKAZONO, 1999).
Objetivos
O estudo tem por objetivo estudar os impactos causados pelas cavas produzidas pelas atividades mineradoras e sua minimização utilizando-se de resíduos da construção civil. Com essa técnica é possível recuperar áreas de cava, que por deposição de água formam bacias de contenção (lagos artificiais), tornando inviável sua ocupação para atividades humanas, tais como: recreação, fonte de produção de alimentos e edificação de moradias.
- Existem diversas pesquisas que visam à recuperação de áreas degradas pela mineração. Porém quando se reporta a uma linha de pesquisa inovadora, como utilização de cavas para servir de deposito de resíduos de construção civil, esta tende a chamar a atenção de todos os seguimentos da construção civil, bem como dos centros de tecnologia. É uma técnica muito útil ao processo de gestão ambiental, sendo um eficiente instrumento de recuperação destas áreas, consistindo em uma importante fonte de geração de renda para entidades cooperadas e alto grau de resposta ambiental. (PIEDRAS, et. al., 2005).
Metodologia
De acordo com X, para desenvolvimento das atividades são