A importância do solo para sociedade
Uma das grandes riquezas da humanidade encontra-se sob os pés, o solo. Assim como a água, o solo tem uma grande importância na vida atual e principalmente para o futuro da humanidade. Entretanto, em diversos pontos do mundo esse recurso mineral renovável encontra-se em condições deploráveis de conservação.
A procura por terras cultiváveis e férteis aumentou em razão do crescimento da população mundial e do consumo, mesmo assim a humanidade degrada cada vez mais, não atentando para a suma importância que o solo possui.
A procura por terras cultiváveis
e férteis aumentou em razão do crescimento da população mundial e do consumo, mesmo assim a humanidade degrada cada vez mais, não atentando para a suma importância que o solo possui.
Quando o tema “solo” é abordado, a primeira ideia que se tem é em relação à produção de alimentos já que:
●
●
●
Aproximadamente 11% das áreas da superfície terrestre são responsáveis pela produção de diversas culturas que suprem cerca de 6,7 bilhões de pessoas.
Segundo estimativas, o mundo terá uma população, no ano de 2030, de 8,3 bilhões de pessoas, esse fato reflete diretamente na oferta de cereais que precisará elevar-se em pelo menos 30%.
Uma vez que, na natureza todos os processos são interdependentes, a degradação do solo está intimamente relacionada com problemas de outros recursos: recursos hídricos, biodiversidade e redução da qualidade de vida da população afetada.
Porém o solo desempenha uma grande variedade de funções vitais, de caráter ambiental, ecológico, social e econômico
Do solo é retirado material de construção de estradas, barragens de terra em