deformação das rochas
acamamento encontradas em rochas ígneas comum em bacia sedimentares.
Em temperatura baixa, a rocha de comporta de forma rúptil que significa frágil quando o material se rompe sem sofrer grande deformação.
E em temperatura alta a forma é dúctil (material que suporta até o momento de sua fratura, ex: plástico rasgado ao meio, esse processo entre estica-lo ate rasga-lo é chamado de ductilidade, outros exemplos são o ouro, cobre e alumínio.
O reconhecimento é feito por estruturas primárias que aparecem durante a formação da rocha e são encontradas em rochas sedimentares aquelas que sofrem ação de acordo com o tempo, e se desfragmentam de acordo com que vão se partindo e arrastados, logo quando se acumulam se apertam e se depositam um sob o outro formando novas rochas que são constituídos por acúmulos onde recebem o nome de rocha sedimentares, estas classificam em detríticas que se forma a partir de detritos de outras rochas como arenito. Outra classificação são quimiogenicas que são de substancias dissolvidas em agua e por fim as biogénicas que são rochas formadas por restos de seres vivos, residuos de conchas de animais marinhos exemplo: carvão, formado a partir dos residuos de vegetais.
As ígneas que são resultado e consolidação do magma um material pastoso que deu origem as primeiras rochas do planeta “rochas magmáticas” conhecidas como rochas igneas. As rochas igneas escuras mais ricas em minerais contendo magnésio e ferro (daí o nome mafico); as rochas igneas