Geologia
GEOLOGIA ESTRUTURAL
ESTRUTURAS E DEFORMAÇÕES
Paracatu – MG
Setembro/2014
1. Conceitue: deformação rúptil; deformação dúctil.
Em geologia, a deformação que ocorre antes do fraturamento (deformação elástica e plástica) é referida como deformação dúctil. Quando o material fratura, diz-se que sofreu uma deformação frágil ou rúptil. Analogamente, é a temperatura que irá decidir se em rocha ocorrerá uma deformação dúctil ou rúptil quando aplicadas forças sobre a mesma. Nos níveis superiores da crosta, onde as temperaturas são baixas, as rochas sofrem deformação rúptil. Por outro lado, nos níveis inferiores da crosta, onde a temperatura é elevada, as rochas sofrem deformação dúctil.
2. Conceitue e exemplifique: estrutura primária; estrutura secundária.
Estrutura Primária:Quando os sedimentos se depositam no fundo oceânico, formam normalmente camadas horizontais. Ao se consolidarem, durante a diagênese, transformam-se em rochas sedimentares estratificadas. A estratificação é uma estrutura primária, formada quando a rocha foi gerada.
Estrutura Secundária: São aquelas derivadas de deformações posteriores à formação do maciço rochoso. São formadas em processos deformacionais. Aparece depois de formada a rocha, como por exemplo, as dobras, falhas, etc.
3. As estruturas primárias são encontradas em rochas sedimentares e ígneas. Por que não usamos este conceito em rochas metamórficas?
Nas rochas metamórficas não usamos este conceito porque estas rochas já são em si produtos de processos deformacionais, portanto, qualquer estrutura ali presente já seria por si mesma secundária.
4. Explique os domínios do elipsóide de deformação.
O elipsoide da deformação apresenta três domínios distintos: O domínio do estiramento, onde qualquer reta da referência foi estirada, o domínio do encurtamento, onde qualquer reta foi encurtada, e o domínio não deformado.
5. Explique