as más condições no ambiete de trabalho e suas repercussões
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a importância do impacto negativo das más condições físicas no ambiente de trabalho e como esses impactos estão relacionados as atividades e resultados estabelecidos pelas empresas.Não é de agora que no Brasil, tais situações são tão comuns que não são vistas como grave falta do empregador, prevista em lei.
A NR17 é uma Norma Regulamentadora que estabelece parâmetros e condições de conforto para o trabalhador de acordo com sua função, sexo, peso, idade.
È sabido que tais normas são desrespeitadas, ou melhor ignorada por empregadores e por empregados, o resultado dessa atitude são ações judiciais e o mais grave,a saúde do empregado.
TEMA
AS MÁS CONDIÇÕES FÍSICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS REPERCUSSÕES
PROBLEMA
Para definir MÁ CONDIÇÕES FÍSICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO é preciso primeiro entender o conceito de MEIO AMBIENTE DE TRABALHO.
Seu conceito é abrangente, o professor Fiorillo define: é “o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou não, cujo o equilíbrio está na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometem a incolumidade físico-psiquico dos trabalhadores, independente da condição que ostentem ( homens ou mulheres, maiores ou menores, celetistas, servidores públicos, etc.)
Entendemos então que MÁS CONDIÇÕES FÍSICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO é toda situação que provoque desconforto, prejudique sua saúde física e mental. O objeto jurídico a ser protegido é a saúde e segurança do trabalhador evitando através de processos adequados a degradação do seu bem-estar, evitando o afastamento do trabalhador do seu ambiente de trabalho por conta de doenças relacionadas a má condição física no ambiente de trabalho.
Durante a pesquisa sobre as MÁS CONDIÇÕES FÍSICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO observamos um numero grande de denúncia feita pelo MPT, um exemplo bastante relevante é o caso de uma fábrica de eletro-eletrônico de grande potencial (