deformacao das rochas
O dinamismo interno da terra pode manifestar-se não apenas na forma de vulcões e sismos, mas através de deformação nas rochas originada por tensões que afectam a sua forma/volume.
A tensão é a força exercida por unidade de área.
Tipos de tensões sobre as rochas
Tensões de compressão - conduzem á redução do volume da rocha na direcção paralela á actuação das forças e ao seu alongamento da direcção perpendicular. Podem provocar a sua fractura.
Tensões de distensão – conduzem ao alongamento da rocha na direcção paralela á actuação dar forças, ou á sua fractura.
Tensões de cisalhamento - causam a deformação da rocha por movimentos paralelos em sentidos apostos.
Efeitos das tensões sobre as rochas
Os materiais, quando sujeitos a tensões, apresentam diferentes comportamentos de natureza frágil e de natureza dúctil. Uma mesma rocha, sujeita a condições de pressão e temperatura distintas, pode apresentar comportamentos diferenciados. Os limites tectónicos são zonas onde existem grandes pressões e, portanto, os materiais sofrem alterações. Com o aumento da temperatura, o limite de elasticidade dos materiais aumenta, tornando-se mais dúcteis. A temperatura é superior em profundidade, pelo que os materiais nestas circunstâncias são mais plásticos do que à superfície. À superfície, tanto a pressão como a temperatura são menores, pelo o que os materiais geológicos apresentam um comportamento elástico, seguido de ruptura. Diz-se que a deformação ocorre em regime frágil. Os regimes dúcteis e frágeis estão associados, respectivamente, a dobras e falhas.
Tipos de deformação das rochas
Deformação elástica - é reversível, o material deforma mas, quando a tensão cessa recupera a sua forma/volume iniciais e verifica-se quando a força aplicada sobre a rocha não ultrapassou o seu limite de elasticidade Deformação plástica - é permanente, o material fica deformado