Definições Na Sociologia
Processo pelo qual individuo passa, em vários âmbitos, para que conheça melhor a cultura do meio onde está inserido. De modo geral, a socialização faz com que a pessoa adquira as normas definidoras dos critérios morais e éticos, conforme os padrões da sociedade em que está inserido.
Religiões ao insistirem em pregar seus dogmas e convencendo seus seguidores a adota-los, estão constantemente utilizando dessa prática de socialização.
A todo o momento é necessário dentro de uma empresa, por exemplo, socializar um novo integrante, uma vez que o mesmo precisa estar na mesma mecânica que o resto do grupo. Mostra-se as regras, dogmas da empresa para o funcionário com a intenção de torna-lo no padrão da empresa.
CONTROLE
Nada mais que a participação social na gestão pública. É um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas.
Como já diz a definição de controle social, a participação da sociedade no âmbito público é essencial, portanto um controle social na administração pública é imprescindível. Não seria possível se administrar cidades, estados, países sem a participação da sociedade neste processo.
ESTRATIFICAÇÃO
Refere-se ao fato de que toda sociedade compõe-se de níveis inter-relacionados em termos de ascendência e subordinação, seja em poder, privilégio ou prestígio. Em suma, estratificação significa que toda sociedade possui um sistema de hierarquia.
Alguns estratos, ou camadas sociais, são superiores, outros são inferiores.
A soma desses estratos constitui o sistema de estratificação de uma determinada sociedade.
Toda empresa possui algum tipo de sistema estratificado. Seja com a divisão hierárquica dos funcionários, até uma divisão por preferência de produtos na parte de vendas.
INSTITUIÇÃO
Instituição social é o conjunto de regras e procedimento