Definições freudianas
Histeria: é uma psiconeurose, cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos (conversão), independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida, quando a ansiedade subjacente é 'convertida' num sintoma físico.
Hipnose: é um estado de consciência alterado natural. A pessoa entra no estado hipnótico, um estado diferente do estado “normal” através de um processo natural não envolvendo a ingestão de drogas ou outros tratamentos físicos.
Sugestão: as sugestões podem ser afirmações simples com o propósito de desfazer os danos feitos pelo semeio constante em nossas vidas de pensamentos negativos, ou pode ser usado para fazer ajustes psicológicos elevando a auto-confiança e motivação para ajuda-lo a alcançar as metas que estabeleceu.
Inconsciente: refere-se ao material não disponível à consciência ou ao escrutínio do indivíduo.
Repressão: é o processo de barrar idéias inaceitáveis, memórias ou desejos do consciente, deixando-os operar levemente no inconsciente.
Complexo de Édipo: verifica-se quando um rapaz atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.
Sonhos: é uma manifestação criativa da psique (mente inconsciente e consciente) e transcendem os meros cinco sentidos. Portanto, os sonhos podem, de forma simbólica e numa linguagem própria, revelar questões da personalidade que precisa ser trabalhada.
Transferência: processo pelo qual um paciente responde ao terapeuta como se ele fosse uma pessoa importante (como o pai ou a mãe) em sua vida.
Atos Falhos: atos de esquecimento ou lapsos de fala que refletem os motivos inconscientes ou a ansiedade.
Neurose: é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já