Definições de Cross Merchandising
É uma técnica que serve para “lembrar” ao consumidor de determinado produto, ou também estimular determinado interesse sobre o produto. E é feita através de uma técnica que tem o intuito de cruzar os produtos, criando um certo tipo de casamento entre eles, lembrando que os produtos devem ter uma relação direta de consumo entre si. O produto é exposto em um local diferente do seu ponto de venda. O caixa, é sem dúvidas o ponto alto do Cross Merchandising, pois é lá que os clientes aguardam sua vez na fila e tem tempo suficiente de observar tudo que está à sua volta.
Objetivos Cross Merchandising
O objetivo, como sempre, é o aumento de vendas. Só que neste caso, seria o aumento de vendas de produtos normalmente “esquecidos” pelos consumidores, e através da técnica os produtos são adquiridos por impulso ou associação, sendo induzidos e estimulados a comprar com determinado produto.
Vantagens
Principal vantagem do uso da técnica Cross Merchandising é o custo, que é praticamente zero, dependendo de onde o produto queira estar. Alguns pontos de vendas, usam como política “vender” determinado espaço privilegiado, para o aumento das vendas. Privilegiado no sentido de alavancar mais vendas, como frente de lojas e gôndolas. Mas no geral, esses espaços não são cobrados.
Desvantagens A principal desvantagem é causar justamente a inversão dessa ideia para o consumidor. Pelo produto estar associado a outro, o consumidor pode se sentir induzido a comprar, ou enganado.
Exemplo de Cross Merchandising
Ao entrar em um supermercado para comprar esmaltes, ao lado encontrará algodão, acetona, alicates de unha. Pois esta combinação é perfeita para quem só queria uma cor diferente de seu esmalte.
Fonte: Site Wikipédia;
Experiência profissional, pessoal, de mercado.