Educação fisica
Princípios Básicos do Merchandising
Como vimos nos capítulos anteriores, o Marketing desperta o interesse do consumidor de forma à atrai-lo, e com a ajuda do Merchandising, utilizado no ponto de venda, a compra se torna algo inevitável.
Segundo Regina Blessa, autora do Livro Merchandising no Ponto-de-Venda:
“Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que ofereça informação e melhor visibilidade a produtos, marcas e serviços, como o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra do consumidor”.
(BLESSA, Regina. 2010 p.2)
O Merchadising, veio para apresentar da melhor forma possível o produto para o consumidor no local de venda. Surgiu para visar os lucros da organização, de forma a melhorar o ambiente da loja, atrair novos clientes, e fidelizar os antigos. Sua proposta é oferecer maior praticidade na hora da compra, e despertar a curiosidade e interesse do consumidor, em marcas, produtos e serviços.
O Merchandising utiliza algumas ferramentas, como: displays, banners, letreiros, Visual Merchandising, Cross Merchandising, entre outro, que veremos logo a seguir, como forma do produto se comunicar com o cliente.
FICHAMENTO 2
Visual Merchandising
O Merchandising difere-se de cada país. Na França o Merchandising se amplia conforme as etapas de vida do produto, desde sua criação, até sua venda. Por tanto ainda é muito ligado às definições do Merchadising Americano, que segue o modo de como o produto é apresentado ao cliente.
Sendo assim o Visual Merchandising constitui na forma como o produto é exposto, implantado e gerenciado no ponto de venda.
“O Visual Merchandisingé, para as marcas e empresas, o meio de dizer: isto é o que somos e isso é o que fazemos. Não se trata apenas de vender o produto apresentado, mais também de convencer o consumidor do valor desse produto, do valor da loja que o oferece e da organização que anima o conceito”.
(Entrevista com Martim M. Pegler, retirado do