DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE COMUNICAÇÃOEMPRESARIAL
O autor Pimenta (2004, p. 99) caracteriza a comunicação empresarial como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. Gahen (2005, p. 29) entende que a comunicação e umaatividade sistêmica de caráter estratégico. Nassar e Figueiredo (2006, p.12) afirmam que a linguagem da propaganda é apenas uma parte da comunicação atual das empresas. Os autores afirmam também que o poderda propaganda sobre as outras linguagens de comunicação é herança de um ambiente empresarial sem concorrência entre as empresas e sem variedade de opções para o consumidor. Eles entendem que acomunicação empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário, um conjunto de métodos e técnicas de comunicação dentro da empresa dirigida ao publico interno e externo. Ela e o somatóriode todas as atividades de comunicação da empresa.
Uma propaganda realizada por competente agência pode resultar em fracasso se o lado cidadão, ético da empresa vai mal. De nada adianta propaganda, sea assistência técnica e se o atendimento ao consumidor, por exemplo, não estão bem. Por isso é que se diz comunicação empresarial não é coisa para amadores. E nessa empreitada e preciso contar comprofissionais de marketing, relações publicas, jornalistas, publicitários.
Dentro da comunicação empresarial é ainda necessário examinar a comunicação que se estabelece com o publico interno àorganização. A comunicação interna constitui uma frente de batalha que envolve o desempenho competitivo da empresa e suas constantes mudanças no ambiente empresarial. O trabalhador precisa conhecer a empresaem que trabalha: sua visão, sua missão, suas estratégias; precisa conhecer o espírito que anima. Sem esse conhecimento, torna-se difícil estabelecer metas para alcançar.