Definição sindrome de down
Psicologia 2º Semestre·
Luciana Pugliese
Ciências Biológicas do Comportamento Síndrome de Down
São Paulo 2013
Introdução
Podemos ver, segundo a leitura do artigo, que portar síndrome de Down não é somente ter a síndrome, o portador pode sofrer com outros problemas de saúde derivados da própria, como problemas de audição, visão, na coluna, no coração, na tireoide, sofrem com envelhecimento precoce entre outros distúrbios.
O aumento dessa população se dá ao crescente número de tratamentos psicoterapêuticos e médicos que melhoraram e aumentaram a qualidade de vida dessas pessoas, no que antes a expectativa de vida deles era de 12 a 15 anos, hoje chega aos 50.
De acordo com o preconceito, mas diferente do que muitos pensam, os portadores da Síndrome de Down não são "retardados", segundo estudos eles apresentam um retardo mental sim, mas que é considerado de leve a moderado.
A síndrome não é causada por um único motivo, mas o mais comum entre os casos, apresentado em cerca de 95% deles, é em relação à trissomia 21, que acontece quando o par do cromossomo 21 se triplica ao invés de duplicar. A quantidade de genes fica triplicada.
Síndrome de Down
É uma doença genética em que a pessoa tem um desequilíbrio cromossômico, essa alteração causa problema na forma com que o corpo e o cérebro se desenvolvem, a síndrome de Down é conhecida também como Trissomia do Cromossomo 21, antigamente essa síndrome era chamada de mongolismo, pois esse termo era empregado devido aos portadores da síndrome ter pregas no canto dos olhos que lembram as pessoas de raça mongólica, porém nos dias atuais esse termo não é mais utilizado porque é tido como preconceituoso.
A Síndrome de Down pode variar de pessoa para pessoa e