Definição Filogenia
Fonte: Junior, C.S, Sasson, S, Junior, N.C. Biologia Vol.2, pág. 563
Sinapomorfia: a Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
Analogamente, chama-se simplesiomorfia a um caractere homólogo compartilhado, quando é plesiomórfico.
Apenas as sinapomorfias constituem argumentos válidos em favor da monofilia do grupo de táxons que as compartilha.
As sinapomorfias se constituem, assim, no fundamento para a classificação filogenética (baseada no parentesco) dos seres vivos. Graças a elas se definem os grupos holofiléticos (chamados de monofiléticos, segundo Willi Hennig).
Os caracteres com que se descrevem os grupos parafiléticos, definidos pela exclusão de um grupo holofilético de outro maior, são as simplesiomorfias.
O termo, introduzido por Hennig, está no centro da metodologia da análise filogenética.
Fonte: Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinapomorfia Acesso em:20 fev. 2015
Apomorfia: Apomorfia (do grego, απο, "longe de" e μορφη, "forma") é o termo designado para definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de umaespécie ancestral.
Uma condição é dita como sendo apomórfica em relação a outra; podendo ser classificada como plesiomórfica se modificada a condição de referência. Por exemplo, a presença de carioteca em determinadas células é apomórfica à sua ausência.
Fonte: Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apomorfia Acesso em:20 fev. 2015
Clado: Em cladística, um clado ou clade (do grego klados, ramo) é um grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo. Em