Introdução a Evolução
(Fonte: IB/USP)
Evolução biológica, é descendência com modificação. Essa definição engloba evolução em pequena escala (mudanças em frequência gênica em uma população de uma geração para a próxima) e evolução em larga escala (a progênie de espécies diferentes de um ancestral comum após muitas gerações). A evolução nos ajuda a entender a história da vida.
Uma genealogia ilustra alteração com herança, em poucos anos.
Ao largo de um grande período de tempo, a evolução produz uma tremenda diversidade em formas de vida.
Evolução Biológica não é apenas uma questão de mudanças pelo tempo. Muitas coisas mudam com o tempo: árvores perdem suas folhas, cordilheiras acendem e erodem, mas esses não são exemplos de evolução biológica porque não envolvem descendência através de herança genética.
A ideia central da evolução biológica é que toda a vida na Terra compartilha um mesmo ancestral, assim como você e seus primos compartilham a mesma avó.
Através do processo de descendência com modificação, o ancestral comum da vida na Terra deu origem a fantástica diversidade que vemos documentadas nos registros fósseis e a nossa volta hoje. Evolução significa que somos todos primos distantes: humanos e carvalhos, beija-flores e baleias.
A História da Vida: Observando os Padrões As ideias centrais da evolução são que a vida tem uma história – que mudou com o passar do tempo – e que espécies diferentes dividem um ancestral comum.
Aqui você pode descobrir como alterações e relações evolutivas são representadas em “árvores genealógicas”, como essas árvores são construídas e como esse conhecimento afeta a classificação biológica. Você também encontrará uma linha do tempo da história da evolução e informações sobre alguns eventos específicos na história da vida: evolução humana e a origem da vida.
A Árvore Genealógica
O processo da evolução produz um